Se Tiver Este Pedaço De Louça Em Seus Armários, Pode Estar Sentado Numa Mina De Ouro

Esqueça a sala de estar ou mesmo o quarto: a cozinha é sem dúvida o cômodo mais importante da casa. Afinal de contas, nós criamos várias memórias preciosas lá, cozinhar, comer e compartilhar um tempo valioso com os nossos entes queridos. Além disso, a cozinha também pode ser preenchida com legados significativos – louças valiosas, digamos, ou belos óculos antigos de parentes. E quer nos demos conta ou não, podemos estar abrigando itens antigos em nossas copas que podem valer uma incrível quantidade de dinheiro.

Se encontrar algo assim na sua cozinha, talvez tenha de tomar uma grande decisão. Será que o valor sentimental dessa peça em particular supera potenciais riquezas que ela poderia trazer? E se a resposta a essa pergunta for “não” e finalmente você decidir vender, é muito provável que haja um comprador ansioso à espera de obter a cobiçada posse.

Sim, há colecionadores por aí para praticamente tudo o que tenha valor – incluindo utensílios de cozinha. E se você precisa de dinheiro fácil, certamente vale a pena buscar em suas prateleiras para ver se você tem algum dinheiro – louças apenas recebendo pó.

Alguns itens em particular podem valer quantias impressionantes no mercado de hoje. Na verdade, em janeiro de 2020, uma dessas louças foi listada com um impressionante 20.000 no eBay. Mas o que exatamente você deve procurar quando limpar a cozinha? E por que é tão colecionável?

Ao longo dos anos, a maioria de nós vai acumulando um monte de pertences – guarda-roupas cheias de roupas, talvez, ou todo o valor de uma biblioteca de livros. Mas, é claro, essas posses muitas vezes valorizadas podem eventualmente ocupar muito espaço se abusarmos. E se isso acontecer, pode chegar um momento em que precisamos tomar uma grande decisão.

ADVERTISEMENT

Por mais difícil que possa parecer, uma limpeza poderia estar em ordem – especialmente se enormes pilhas de coisas estão ameaçando tomar conta da casa. Naturalmente, então, quando esse momento chegar, precisamos decidir o que queremos manter e do que podemos nos livrar. E quando olhamos para todas as coisas que coletamos ao longo das décadas, podemos encontrar algumas joias esquecidas que foram escondidas.

A cozinha pode ser o cômodo que abriga mais segredos a esse respeito, como itens antigos podem ser inadvertidamente empurrados para a parte de trás dos armários. Mas não leve todas as suas velhas louças para o patrimônio de marca. Sabe, você pode ter algumas peças que – por si só – valem muito dinheiro.

ADVERTISEMENT

Certos tipos de frascos de vidro podem trazer uma quantidade considerável, por exemplo. E se você tiver algum de cor verde-âmbar escura, você pode estar com sorte, pois esses são particularmente valiosos. Acredita-se, de fasto, que os frascos mason mais raros podem trazer pelo menos 400 cada.

Mas há outro item em sua cozinha que pode valer ainda mais do que isso – especialmente se você é um cozinheiro ávido. Afinal, se você gosta de passar o tempo preparando refeições, há uma boa chance de que você terá muitas ferramentas para fazê-lo.

ADVERTISEMENT

Talvez, então, você terá alguns cortadores de biscoitos na cozinha. E, sim, esses também podem trazer muito dinheiro se estiver disposto a vendê-los a um colecionador ávido. O cobiçado cortador “Heart in Hand”, por exemplo, vale mais de $1.000.

Outros estilos de cortadores de biscoitos, entretanto, podem chegar até $500 por conjunto. Ao limpar seus armários, então, pode ser uma ideia guardar tudo o que você já usou para cozinhar. Mas essas certamente não são as únicas joias escondidas que podem estar residindo na cozinha.

ADVERTISEMENT

Misturadores também tem sido conhecido por trazer uma boa quantidade de dinheiro para os vendedores. Se você tem uma batedeira KitchenAid, por exemplo, ele poderia ser vendido por mais de $100. E, naturalmente, se você tem um produto como esse em sua casa, você provavelmente deve resistir à vontade de jogá-lo fora.

Se você é parcial a um cosmopolita ou antiquado, por outro lado, então, você pode também estar abrigando um ornamento precioso. Os agitadores de coquetéis vintage são muito populares entre colecionadores – em particular os com desenhos atraentes.

ADVERTISEMENT

Acredita-se que um agitador de 1936 seja avaliado em quase $4.000, por exemplo. E se você tem uma peça da década de 1920 que foi criada para se parecer com um farol, então você está realmente com sorte. Esse item em particular vale quase $24,000, se estiver em boas condições.

Se não gosta de coquetéis, talvez haja outra coisa em sua cozinha que vale muito dinheiro. Afinal de contas, independentemente dos nossos respectivos hábitos alimentares, todos usamos talheres quando nos sentamos para comer refeições em casa. E, na maioria dos casos, os utensílios são feitos de metal resistente.

ADVERTISEMENT

Se você possui um antigo conjunto de facas de prata, garfos e colheres, contudo, então, você pode ter algum discernimento a fazer. Sim, todo o tempo gasto polindo esses talheres pode muito bem ter valido a pena, com talheres desse tipo, pode atrair muitas ofertas com muito dinheiro on-line.

A partir de janeiro de 2020, uma coleção de talheres no eBay está sendo listada em pouco menos de $2.000. Vários outros conjuntos têm preços elevados no site de leilão, também, com seus respectivos vendedores pedindo cerca de $400 para quase $1.000. Você pode ganhar muito dinheiro, se tiver talheres de prata em excesso em sua cozinha.

ADVERTISEMENT

Além de tudo isso, certas chaleiras também são bastante valiosas no mercado de colecionadores de hoje. Naturalmente, peças vintage são particularmente procuradas, e isso é uma boa notícia para você se você está pensando em vender. Dito isso, o preço que a chaleira pode obter pode depender do tipo de material a partir do qual foi feito.

Nos anos 1800, as chaleiras eram criadas principalmente a partir de metais como cobre, ferro fundido e aço. E isso os torna valiosos; um exemplo de cobre “estilo sueco” foi dito valer cerca de $150 em abril de 2019. Mas isso não é tudo.

ADVERTISEMENT

Além disso, uma chaleira de prata Reed & Barton de 1889 poderia valer em torno de $4.000. Mas, mesmo que você não esteja escondendo uma peça com mais de um século de idade, você pode ainda ter algo muito especial em sua posse – algo, de fato, que tem o potencial em gerar muito dinheiro no futuro.

Por exemplo, Corning Ware antigos. Você pode imediatamente reconhecer esses, também, por seus atraentes desenhos pintados. Mas, embora a estética dos Corning Wares possa ser apelativa, essa não é a única razão pela qual esses produtos de cozinha eram tão populares no passado.

ADVERTISEMENT

No final da década de 1950, o negócio da Corning Glass Works em Nova York surgiu com uma nova ideia para um produto de cozinha. Em seguida, usando um material de vitrocerâmica chamado de Pyroceram, a empresa fabricou itens que poderiam suportar o “choque térmico.” E se você está se perguntando o que esse termo significa, na verdade é muito simples.

Choque térmico descreve o momento em que um item sofre uma mudança radical na temperatura – se você remover algo do seu congelador e colocá-lo imediatamente no forno, por exemplo. E se um pedaço de utensílios de cozinha experimentar esse processo, pode correr o risco de rachar e se quebrar. No entanto, com os produtos Pyroceram, isso não era para ser um problema.

ADVERTISEMENT

Na verdade, os Corning Wares poderiam ser movidos de um lugar para outro sem sofrer qualquer dano. Para aqueles que passaram muito tempo na cozinha, então, a flexibilidade dos itens teria sido muito útil. Mas, apesar disso, os potes de vitrocerâmica não pegaram de imediato.

Na verdade, após a criação da Corning Ware em 1958, levou mais uma década ou mais até que os consumidores começaram a apreciá-lo. E a partir daí, os pratos da Corning Ware permaneceram no mercado durante os próximos 30 anos, mais ou menos, antes da sua descontinuação em 2000.

ADVERTISEMENT

A marca ainda tinha uma presença nas prateleiras de lojas mesmo depois disso, apesar dos itens de grés foram produzidos com o nome de Corning Ware na virada do século. Então, em 2008, os produtos vitrocerâmica finalmente fez um retorno. E mesmo levando em consideração essa diferença de oito anos, acredita-se que em mais de 750 milhões de unidades de Corning Ware foram criadas desde o final dos anos 1950.

Em suma, há uma boa possibilidade de você ainda ter algum Corning Ware no armário de sua cozinha. Dada a sua adaptabilidade, você ainda pode estar o usando para as tarefas de cozinha agora mesmo. Mas, talvez, você deva esperar e colocar sua próxima caçarola naquele prato Pyroceram, pois pode valer um bom dinheiro.

ADVERTISEMENT

Especificamente, as pessoas têm visado produtos de talheres que exibem certos padrões. Se tem um que é particularmente valioso, então, devia limpá-lo e considerar vender. Mas por que é que as Corning Ware se tornaram tão valiosas de repente? Bem, o aficionado por vidro Dean Six tem uma explicação potencial.

Six também sabe o que faz, pois é o autor de um livro de 2014 intitulado Mid-Century Modern Glass in America. E o escritor ofereceu a sua opinião sobre a mania das Corning Ware enquanto falava com a revista australiana That’s Life! em 2019.

ADVERTISEMENT

Six disse na publicação: “um pedaço de Corning Ware, em um padrão não muito produzido, foi vendido no eBay recentemente por $7.000. Foi um produto dos anos 70 que fracassou.” Em seguida, o especialista virou seu foco para os próprios colecionadores, compartilhando algumas dicas sobre porque eles podem querer os pratos.

“Colecionar é muitas vezes o que você se lembra [de seu passado]”, Six explicou. “E é por isso que [Corning Ware] é grande agora, porque [a] geração pós-guerra está comprando de volta aquilo com o que eles cresceram. A geração pós-guerra está decorando suas casas com essas peças.” Mas o prato de $7,000 nem sequer é o mais caro.

ADVERTISEMENT

Além do mais, mesmo as Corning Ware ostentando o design distinto – e mais instantaneamente reconhecível – as Cornflower ainda podem gerar muito dinheiro. Compreensivelmente, no entanto, algumas das peças mais caras disponíveis vêm das faixas mais raras.

Produtos com o padrão de “Floral Bouquet”, por exemplo, foram vendidos de 1971 a 1975 antes de serem descontinuados. Da mesma forma, o “Wildflower” deixou as prateleiras em 1984, depois de sete anos no mercado. E como resultado da relativa escassez dessas gamas, peças nesses padrões poderiam trazer cerca de $10,000 cada por colecionadores ávidos hoje.

ADVERTISEMENT

No entanto, os números não chegaram lá. Um item, rotulado como “Vintage Corning Ware Blue Cornflower Casserole Dish”, foi avaliado em $12.000 no eBay em janeiro de 2020. E como mencionamos anteriormente, outro produto de Corning Ware foi listado em $20.000 no site nesse mesmo mês.

Há várias outras peças da Corning Ware no eBay com preços em milhões, também. De todos os que oferecem, no entanto, dois em particular se destacam por lacrimejar figuras que eles podem buscar. E o primeiro deles está sendo vendido na cidade de Baraboo, em Wisconsin.

ADVERTISEMENT

O conjunto é descrito como uma “Rara Corning Ware Vintage de 1960 a 1970 La Marjolaine Collectible.” E na imagem que acompanha a listagem do eBay, três pratos foram empilhados um em cima um do outro, com cada um apresentando desenhos de tomates, cogumelos e pimentas.

No total, o vendedor colocou o preço dessa coleção em particular com apenas $25.000. Mas esse não é o melhor cenário para ser encontrado no eBay. A partir de março de 2020, houve outro usuário que está procurando descarregar seus produtos da Corning Ware de Columbia, Carolina do Sul – e a quantidade que eles estão pedindo para os itens é surpreendente.

ADVERTISEMENT

Especificamente, o vendedor da Carolina do Sul listou uma Corning Ware para cozinhar e um bule que aparentemente serve seis pessoas. E ambas as peças são completamente brancas, exceto o padrão floral azul distinto que marca a gama de flores da Cornflower.

Então, quanto valem esses itens? Bem, de acordo com a pessoa que as colocou para venda no site do leilão, uns bons $32,000. E, embora ainda não tenha aparecido nenhum comprador para essas peças particulares da Corning Ware, uma soma tão incrível significa que vale a pena olhar em seus próprios armários – apenas no caso.

ADVERTISEMENT

Sim, se você ainda possui um prato da Corning Ware ou mesmo um bule de chá, pode haver um motivo para celebrar – especialmente se esses bens estão em excelentes condições. Afinal, apenas um exemplo pode ajudá-lo a pagar por uma boa viagem se você encontrar um colecionador que esteja disposto a comprá-lo.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT